A Nova Relação com o Saber

 

Para refletirmos sobre a nova relação com o saber e suas implicações na Educação a Distância (EAD) e na Tutoria online, é necessário analisar as mudanças que estão ocorrendo ao nosso redor. O Ensino a Distância surgiu para colaborar com os objetivos de ampliação de conhecimentos, não para substituir o ensino presencial. Essa modalidade de ensino vem se solidificando, pois democratiza o acesso ao conhecimento e descentraliza-o no tempo e no espaço.

Educação na Era da Cibercultura: A Educação e o Ensino a Distância apoiados na cibercultura desempenham um papel crucial na disseminação do conhecimento. Com os saberes renovando-se constantemente e em uma velocidade impressionante devido à globalização, a educação deve acompanhar esse desenvolvimento. Segundo Lévy (1999), a velocidade do surgimento e da renovação dos saberes e do know-how é uma constatação inegável.

Dinamismo do Saber e Avanços Tecnológicos: Constatamos que o saber é dinâmico, sendo construído e transmitido continuamente. Lévy (1999) destaca que o ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que ampliam, exteriorizam e alteram muitas funções cognitivas humanas, expandindo assim nossas possibilidades de aprendizado.

O Papel do Tutor na Educação a Distância: Diante desse contexto, o tutor desempenha um papel crucial como educador e mediador de conhecimentos. Ele precisa estar atento aos cursistas, desenvolvendo suas potencialidades por meio das atividades disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). É essencial que ele promova a participação dos alunos nos fóruns e chats, permitindo a troca de saberes e ampliando horizontes.

Despertando Novos Tutores: Além disso, o tutor deve incentivar os alunos a desempenharem o papel de tutores, conforme sugerido por Duran. A capacidade dos alunos em oferecer ajuda pedagógica de qualidade, baseada em suas recentes experiências de aprendizado, pode enriquecer o processo educacional.

Integração de Tecnologia e Educação: A inserção das novas tecnologias no Ensino a Distância impulsionou a qualidade da educação, tornando-a mais acessível e eficaz. No entanto, essa modalidade exige maior comprometimento e disciplina dos alunos, assim como o cumprimento de prazos estabelecidos.

O Futuro da Educação Virtual: Segundo Lévy (1999), o Ensino a Distância democratiza a educação ao reduzir custos e ampliar o acesso a pessoas de diversas localidades, quebrando barreiras geográficas e culturais. Para o autor, o papel do poder público é garantir a todos uma formação de qualidade e um acesso aberto e gratuito ao conhecimento.

Conclusão: Em resumo, através da nova relação com o saber na era da cibercultura e da Educação a Distância o panorama educacional está se modificando. A integração de tecnologias, o papel do tutor como mediador e a democratização do acesso ao conhecimento são aspectos essenciais desse novo paradigma educacional.

Referências Bibliográficas:

  • Duran, Davi. “Tutoria entre iguais e aprendizagem cooperativa”. In Revista Pátio – Ano XI – Nº 41.
  • Lévy, Pierre. “A Nova Relação com o Saber”. In Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
  • Alava, Séraphin. “Uma Abordagem Pedagógica e Midiática do Ciberespaço”. In Revista Pátio – Ano VII – Nº 26.
  • Lévy, Pierre. Entrevista. In Revista Pátio – Ano V – Nº 18.

As figuras foram extraídas dos seguintes sites:

  • garudaonline.blogspot.com/2008/01/comunidade.html.
  • houseoflorien.blogs.sapo.pt/32519.html.
  • br.cellep.com/recursos-biblioteca/.
  • dadireitofacisa.wordpress.com/

 

1 comentário em “A Nova Relação com o Saber”

  1. Pingback: A Arte da Tutoria em EAD: Um Novo Paradigma na Educação Online - Rosa Aragao

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